O C$FRÃO DA INFORMAÇÃO

3 jun

Por Monique Igreja

Os valores, conceitos e padrões do jornalismo estão mudados. Na comunicação exercida atualmente, o jornalismo e a publicidade se apresentam tão entrelaçados, que, muitas vezes, fica difícil estabelecermos os limites entre os discursos de cada um. Podemos notar essa realidade nos cadernos regionais Mercado, do Liberal, e Negócios, do Diário. Neles, as matérias jornalísticas são tratadas como mercadoria e nem sempre os textos comprados são levados ao público com a identificação de “informe publicitário”. Foi essa submissão do jornalismo à economia, ditada pela publicidade, que me instigou a elaborar o TCC sobre o tema.

O jornalista francês Ignacio Ramonet

Como diz o meu amigo frankfurtiano Ignacio Ramonet, “a informação se tornou uma mercadoria e não possui mais valor específico ligado, por exemplo, à verdade ou à sua eficácia cívica. Enquanto mercadoria, lá está em grande parte sujeita às leis do mercado,da oferta e da demanda, em vez de estar sujeita a outras regras, cívicas e éticas, de modo especial, que deveriam, estas sim, ser as suas”. Falou e disse, Ignacinho!
 
Bom, como metodologia do projeto, vou utilizar a análise de conteúdo e analisarei todas as matérias divulgadas nos cadernos “Mercado” e “Negócios” durante um mês. Só tô em dúvida quanto ao mês que escolherei… qual vcs acham que seria o melhor? Também vou realizar uma entrevista com os editores dos cadernos, pra entender direitinho o processo de construção das matérias. E, por fim, farei uma pesquisa de opinião, pra verificar o grau de interesse do público pelo conteúdo veiculado e saber se o leitor absorve o que é publicado como informação publicitária ou jornalística.
 

Ufa, muita coisa, neah?! Por isso, a palavrinha “férias” vai estar descartada do meu dicionário nesse julho.. =/ Mas, quando penso nesse sacrifício que terei que fazer, lembro das palavras da fofa da Cecília Meireles – “Porque há doçura e beleza na amargura atravessada e eu quero a memória acesa depois da angústia apagada”. Beijos pra vcs!!!

6 Respostas to “O C$FRÃO DA INFORMAÇÃO”

  1. Luiza Feio 5 de junho de 2011 às 10:49 AM #

    Nique, adorei o blog. Seu post ficou ótimo. Parabéns e muita sorte e sucesso com o seu tcc 😀

  2. Iverson Siqueira 5 de junho de 2011 às 3:51 PM #

    Não sei se vc vai escolher um mês do primeiro ou do segundo semestre. Se for do segundo eu ficaria com o mês de Outubro, e se for do primeiro, eu ficaria com o mês de Abril, já que tem algumas datas importante nesse mês hehehehe. Idependete da sua escolha, desejo-lhe um ótimo trabalho e que vc tenha sucesso. Bjuss

  3. Faissal Junior 5 de junho de 2011 às 4:48 PM #

    É, concordo, acho que o mês de outubro mais adequado pra escolha, círio movimenta muita coisa, principalmente nesses cadernos escolhidos!

  4. Rafael Carneiro 5 de junho de 2011 às 7:07 PM #

    Parabéns Monique!
    A iniciativa de fazer seu TCC sobre esse assunto foi muito boa, espero q tenhas muito êxito com seu trabalho. Quanto ao mês da sua análise, acho q outubro ou dezembro seriam interessantes.

  5. Bruno Marcel 5 de junho de 2011 às 7:37 PM #

    Muito bom!

    A ideia de estudar as formas que as informações sao passadas para a população é muito interessante, pois, em nossa cidade, essa “diferença” é muito perceptiva.
    Como sugestão, além de concordar com todos que aqui prestaram suas opiniões, acho que poderias explorar um pouco a ideia de diversificação corporativa (uma das estratégias que as empresas podem ter para explorar outros ramos no mercado) para explicar esse “fenômeno” em nossa cidade.
    Do mais, bom estudo!

  6. Debora 5 de junho de 2011 às 8:21 PM #

    Um levantamento desse tipo é muito importante para observarmos como todo o mercado movimenta-se conforme as “matérias” veiculadas em datas chave para o comércio. Por sorte acho que ainda podemos contar com profissionais que não aprovam este tipo de matéria e ainda mostram aos leitores a realidade.
    Acho que o mês de outubro é muito interessante.

Deixe um comentário