Você e o seu TCC

5 jun

Por Monique Igreja

Inuauguramos hoje uma seção especial no blog. A cada semana, vamos apresentar pra vcs as experiências vividas por profissionais recém-formados e seus respectivos TCCs. Se você quiser ser o personagem da nossa próxima seção, mande um e-mail para moniredacao@gmail.com. Espero que gostem!

***

A publicitária Natália Costa, de 24 anos, concluiu recentemente a sua graduação pela Universidade da Amazônia (Unama). No projeto experimental, a jovem escolheu abordar o twitter como ferramenta de divulgação da cultura paraense. “Eu percebi que a cultura do Estado estava sendo bastante divulgada pela mídia independente, e decidi analisar quatro perfis do twitter”, relata a publicitária, que acompanhou durante um ano os microblogs @misspratinha, @serasgum, @musicaparaense e @ciriooficial.

Natália diz que a maior dificuldade sentida ao longo do estudo, foi o fato de não existir uma vasta bibliografia relacionada ao assunto. “Os artigos disponíveis eram mais voltados às mídias sociais em geral, e não ao twitter.”, afirma. “A falta de autores faz com que um tema atual seja mais complicado de se pesquisar. Por isso, é preciso ter cuidado para não cair no ‘achismo’”, alerta.

A Capa do TCC da publicitária Natália Costa

No dia da apresentação do projeto experimental, a publicitária conta que ficou nervosa, mas conseguiu ter autocontrole, para que o nervosismo não prejudicasse a sua exposição. Para Natália, é essencial que, no momento da explicação, o estudante tenha domínio do assunto e apresente uma boa postura ao expor o tema. “Tenho uma amiga que por ter falado baixo e rápido, acabou perdendo dois pontos”, relata.

A partir do TCC de Natália – que recebeu a nota 8,5 -, o idealizador do projeto Música Paraense, Edvaldo Souza, pretende publicar um artigo. Agora, a publicitária planeja se especializar na área de mídias sociais ou realizar um mestrado relacionado à cultura. A equipe do blog “Corra que o orientador vem aí” deseja muita sorte para Natália em sua nova empreitada!

Anúncios

3 Respostas to “Você e o seu TCC”

  1. Natália 5 de junho de 2011 às 11:17 PM #

    Muito legal o blog de vocês,adorei as dicas.Espero que minha experiência possa vir agregar algo para quem esteja passando por esse processo de criação de um tcc.

  2. Rafael Carneiro 5 de junho de 2011 às 11:21 PM #

    Muito legal essa seção, vou indicar a todos q estão fazendo TCC para pegar dicas no blog.

  3. Daniel 10 de junho de 2011 às 11:00 PM #

    Olhaa.. Natalia exemplo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: