As amigas e o TCC

27 maio

Por Flávia Barros

Vestibular. Unhas ruídas, noites mal dormidas, estudos cansativos, até finalmente ouvir o grito do seu nome soar no rádio dentre todos aqueles que se confundem em sua cabeça. Você mal pode acreditar, finalmente passou e agora está dentro da tal universidade. Chegou o grande momento, a maturidade, assumir novas responsabilidades, conhecer novas pessoas e descobrir se aquele curso é realmente o que você queria (você nem acredita o número de desistentes no decorrer dos anos) e claro, as festas, porque entrar na universidade é quase sinônimo de zuação .

Porém o que nós achamos ser somente flores se ‘desmascara ‘ no último semestre, sim querido (a) é chegada à hora do tal TCC. Eu resolvi fazer o meu com mais duas amigas minhas, Mariana e Katherine, parafraseando a professora Ivana Oliveira “um TCC é tão estressante que pode acabar com amizades e namoros”. Espero não chegarmos a esse ponto…

Minha equipe resolveu falar de algo novo, porém já debatido em algumas teses, que são os blogs. Nós optamos por fazer uma análise comparativa de dois blogs de jornalistas conceituados de Belém. O primeiro é a “Perereca da Vizinha” e o outro é o “Blog do Barata” (os links estão disponíveis aí ao lado). O TCC vai rolando, aos trancos e barrancos, com horas apertadas, trabalhos da universidade a cumprir (como esse aqui, lindinho e queridinho), estágio (que poderia mudar de nome para TRABALHO.) e trabalhos em casa (tá, nem tanto assim né? Só pra incrementar, RS). Temos que fazer tudo isso em 365 dias, eu lembro que esses números eram enormeees na escola, mas agora, nessa correria, eu vejo que você tem que fazer malabarismo para fazer tudo no decorrer desses três algarismos aí.

Bom, depois vocês saberão mais sobre a minha tese, com a Katherine(kath)e com a Mariana (marit). Um beijo, Até mais.

Bem-vindos ao nosso blog, coleguinhas!

26 maio

Oláá. Sejam bem-vindos ao Corra Que o Orientador Vem Aí!

Aqui, seis estudantes do sétimo semestre do curso de jornalismo da Universidade da Amazônia vão contar um pouco das experiências de desenvolver conteúdo para o inescapável e temido TCC.

A ideia é dividir com quem também está no mesmo período que a gente, as angústias e descobertas relacionadas ao projeto de pesquisa. É por isso que vamos publicar aqui os nossos temas (vamos nos apresentar mais abaixo),  pesquisas, opções de leitura, dicas da bruxa incrível ABNT, além de muitos links, vídeos e imagens. Esperamos que vocês se identifiquem com os nossos temas de TCC. Dúvidas, elogios, dicas e conselhos são muito bem vindos. Queremos sempre a participação de vocês, ok?!

Então, vamos às breves apresentações:

Prazer, eu sou a Emily Beckman e estou fazendo o meu TCC sozinha. É muita responsabilidade e um pouco difícil também, por não ter com quem compartilhar uma tarefa ou descoberta. Só eu fico empolgada quando acho uma citação que era justamente a que eu queria. Mas, enfim gente, meu tema é: A vida animal em pauta – Um Estudo de Caso da Agência de Notícias de Direitos Animais, que é onde vou analisar o conteúdo do portal de notícias on-line que combate a violência animal, assunto quase desprezado pela grande mídia. Mais adiante farei meu primeiro post com mais informações. Pra quem se interessar, o site da anda tá ai ao lado 😀
***

Oi, geente! Eu sou Monique Igreja (sim, este é o meu sobrenome !). Assim como a Emily, optei por elaborar o meu TCC sozinha. Não foi uma decisão fácil. Sabia que seria muito mais trabalhoso não ter outras cabeças pensantes para me ajudar, mas estou sobrevivendo.. hehe.

Bom, o meu tema é: O C$FRÃO DA INFORMAÇÃO – Embate entre jornalismo e publicidade. O trabalho vai abordar a utilização das matérias jornalísticas como mercadoria e a crescente infiltração da publicidade no formato jornalístico para alcançar as suas metas comerciais. Para isso, vou analisar os dois cadernos regionais que veiculam matérias pagas – o Mercado, do jornal O Liberal, e o Negócios, do Diário do Pará.

***

Meu nome é Carlos Roberto Sobral e vou expor neste espaço como está sendo o fechamento do meu TCC, que será uma pesquisa de opinião sobre a preferência do público local, acerca do telejornalismo disponível na TV aberta e na TV fechada.

Em qual formato o público prefere assistir telejornais? Eis a questão que será discutida nos próximos posts.

***

Oi galera, somos Flávia Barros, Katherine Freire e Mariana Lima. Estamos elaborando juntas o nosso projeto de pesquisa, que fará uma análise comparativa entre o Blog do Barata (http://novoblogdobarata.blogspot.com/) e A Perereca da Vizinha (http://pererecadavizinha.blogspot.com/). Dois blogs paraenses super interessantes que abordam temáticas polêmicas da política do Estado. Ambos são de jornalistas conhecidos na região: Augusto Barata e Ana Célia Pinheiro.

Até agora tudo bonitinho, né? Mas acompanhem com a gente nossa evolução teórica e nos ajudem também.

Até mais…deixa eu CORRER que meu orientador tá me cobrando aqui.